Avançar para o conteúdo principal

Vozes do Joelma: Os Gritos que Não Foram Ouvidos - Marcos Debrito, Marcus Barcelos, Rodrigo de Oliveira, Victor Bonini e Thiago Toy

 

Ficha Técnica:

Título: Vozes do Joelma: Os Gritos que Não Foram Ouvidos

PaísBrasil

Autores: Marcos Debrito, Marcus Barcelos, Rodrigo de Oliveira, Victor Bonini e Thiago Toy

GêneroSuspense/Terror

TipoAntologia

Ano de Publicação2019

Editora: Faro Editorial

Páginas: 286

Leia aqui

O incêndio que ocorreu no Edifício Joelma em 1974 foi um dos maiores já ocorridos na cidade de São Paulo. Deixou 187 mortos e mais de 300 feridos.

O prédio se localizava na Praça da Bandeira, no Vale do Anhangabaú.

Mesmo depois de 50 anos, esse acidente provoca coisas na nossa imaginação devido à sucessivos acontecimentos que deixariam até mesmo o mais cético com os pelos da nuca eriçados.

Os índios que viviam aqui já sabiam do que se tratava o local. Não obstante chamavam de Anhangabaú: águas do diabo/inferno.

Crime do Poço ocorrido em 1948 por um químico da USP, no exato local onde mais tarde seria construído o prédio, só serviu para trazer mais desgraça para o local. Mas ninguém nunca levou a sério. “Superstição”, diziam.

Esse livro traz uma nova versão sobre os acontecimentos que, para ser sincera, tinha que assistir pelo menos um episódio de Barbie Life in a Dreamhousepara dormir sem ver os vultos que Pablo ou Samara viam antes de sucumbirem.

O livro é marcado por quatro contos, intercalados por prefácios de um ser que me aparenta ser o Diabo. Sempre que ele fala, as páginas são pretas e, honestamente, não sabia que Satã falava tão certinho.

Na sequência, temos quatro contos, cada um de um autor:

Marcos Debrito: Os Mortos Não Perdoam – a versão novelizada do Crime do Poço traz vários sentimentos, mas principalmente que algo te espreita à noite. Pablo, cansado por sua mãe e suas irmãs mais novas sempre implicando com sua namorada, Isaura, ele as assassina e as joga em um poço que havia contruído no quintal de casa. Quando a polícia o encontra, procurando saber do poço, Pablo se mata, na exata hora em que eles encontram os cadáveres das três mulheres enterrados no poço.

Rodrigo de Oliveira: Nos Deixem Queimar – E se… o incêndio não tivesse sido causado exatamente por um curto circuito no ar condicionado, mas sim por uma moça que tentava se defender de um morto que havia sido acusado de pedofilia por ela injustamente e que agora buscava se vingar?

Marcus Barcelos: Os Treze – No momento do incêndio, tudo é desespero e caos. Na ânsia de sobreviverem, muitos tentaram descer as escadas e acabaram pisoteados ou queimados pelo fogo que subia pelas paredes. Outros tantos, tentaram subir até onde os helicópteros tentavam, em vão, resgatá-los pelo teto do prédio, mas acabavam mortos da mesma forma: o ar chegou a 900ºC, o suficiente para queimar qualquer via aérea. Treze pessoas entraram no elevador, achando que as portas os protegeriam contra o fogo e que eles conseguiriam chegar ao térreo e correr para os frescos braços da liberdade. Só que não. O fogo derreteu o cabo de aço do elevador e ele despencou. Os corpos ficaram carbonizados de tal forma que nunca conseguiram ser identificados. Essa história é sobre o coveiro do cemintério onde as treze almas foram enterradas, que, além de lidar com as treze almas, tinha de lidar com seus próprios fantasmas.

Victor Bonini: O Homem na Escada – num futuro hipotético onde o Edifício Joelma é um prédio invadido, uma mulher tenta se livrar do homem que violentou e engravidou sua filha pedindo ajuda a uma entidade que fica na escada do prédio. Honestamente, não entendi muito esse conto estar no livro (e só descobri que se tratava de um futuro hipotético porque eu fui pesquisar). É bom, legal, envolvente e me deixou morrendo de medo do zelador de pele azulada, mas fiquei meio ?.?

Maravilhosamente bem feito, desde a capa, passando pela diagramação até o conteúdo real dos contos, esse livro entra para a minha história, sobre como eu, ao mesmo tempo que queria ter impedido uma barbárie dessas, queria ter estado la para ver. (crazy much?)


Fun Facts:

Amo histórias de terror, mas com certeza essa experência me ensinou a deixar para lê-las em qualquer horário do dia, menos de madrugada kkk

Comentários

Mensagens populares deste blogue

Eve & Adam - Michael Grant e Katherine Applegate

  Ficha Técnica: Título:  Eve & Adam Subtítulo:  Quando nenhum namorado é perfeito, construa o seu. Autores:  Michael Grant e Katherine Applegate Ano:  2012 País:  Estados Unidos Editora:  Novo Conceito Rating:  ⭐⭐⭐⭐+ 0,5 Leia aqui Filha de uma geneticista famosa, Eve Spiker quase perde a perna em um acidente. Seu processo de cura, no laboratório da mãe, é fantástico e, para prendê-la no laboratório para ser estudada sob a desculpa de que era repouso para seu ferimento, Terra Spiker deixa que Eve teste um software novo que brinca com genes humanos e deixa com que Eve crie um garoto perfeito: o namorado dos sonhos. Mas brincar de Deus pode não dar certo. Divertido, com a dose certa de suspense, esse livro simplesmente prende o leitor de forma suave. Uma das partes que mais me prendeu no livro, foi a ligação com os nomes. Terra é mãe de Eve. Eve cria Adam. Eve “larga” Adam para ficar com Solo. Tem correlação mais legal que essa? Não vou contar o...

O Clube das Desquitadas - Oliva Goldmsmith

  Ficha Técnica: Título : O Clube das Desquitadas Título Original :  The First Wives Club País : EUA Autora :  Olivia Goldsmith Gênero :  Comédia/Drama Ano de Publicação : 1992 Editora :  Record Páginas : 463 Rating :  ⭐⭐⭐⭐⭐+++++ Leia aqui Eu simplesmente amei o livro! Esse livro aborda temas fantásticos como suicídio, homossexualidade, auto-descoberta, traição, vingança… Tudo com muito bom humor! Com certeza esse livro  entrou para a minha história  de uma forma muito pessoal e que poucos livros fizeram. Todas as mulheres deveriam ler esse livro e se inspirar em Annie, Brenda e Elise. O livro nos ensina várias lições valiosas, mas cada uma das personagens principais nos ensina uma lição individual: Annie  nos ensina que nem sempre tudo é da forma que queremos e que temos que ser fortes, seguir nossos sonhos e não depender de ninguém. Brenda  nos ensina a nos aceitar pelo o que somos e termos orgulho do que já alcançamos. Elise  nos...

PORRA - João Ximenes Braga

  Ficha Técnica: Título : Porra País : Brasil Autor : João Ximenes Braga Gênero : Drama/Comédia Ano de publicação : 2003 Editora : Objetiva Páginas : 146 Rating :  ⭐⭐⭐ Leia aqui Esse é um livro que retrata uma realidade carioca no começo do século, com “dorgas”, sexo, assalto, estupro, morte e mais um monte de coisa que a gente faz questão de omitir e que estão nas ruas não só do Rio de Janeiro (onde se passa o livro) e nem só em São Paulo (onde eu vivo). Todos os lugares tem esse tipo de gente, situação, mas nós sempre nos omitimos (e não estou querendo tirar o meu da reta). É muito mais fácil, muito mais confortável viver dessa forma. Esse livro eu li em poucas horas. Não é grande e tem várias páginas de capa, para delimitar cada personagem, que são: Caco, um arquiteto gay viciado em antidepressivos. André, um pitboy viciado em academia e dado a más companhias. Félix, um traficante de ecstasy que não sabe muito bem se é gay, se é hétero ou bi (e tem um problema sério com um...